Nuno Borges foi hoje eliminado nos oitavos de final do torneio Masters 1.000 de Roma, ao perder com o alemão Alexander Zverev, número cinco mundial, em dois sets.

Pela primeira vez nos oitavos de final de um Masters 1.000, o luso, 53.º jogador mundial, foi batido pelo alemão, terceiro cabeça de série, por 6-2 e 7-5, em uma hora e 27 minutos.

O encontro começou mal para o número um português, que perdeu o seu primeiro jogo de serviço, acabando por recuperar o ‘break’ para fazer o 2-2. Contudo, o campeão olímpico em Tóquio2020 acabou por vencer os quatro jogos seguintes para fechar o primeiro set por 6-2.

O segundo parcial foi completamente diferente, com os dois jogadores muito seguros no seu jogo de serviço, até que Zverev acabou por aproveitar o único ponto de ‘break’ que dispôs para fazer o 6-5, num jogo em que Nuno Borges cometeu dois erros não forçados em pontos que dominava.

A servir para fechar o encontro, Zverev, campeão em Roma em 2017, ainda teve de salvar um ponto de ‘break’, mas acabou por impor-se ao português, que nunca tinha passado da segunda ronda em torneios Masters 1.000.

O alemão, que ainda procura o primeiro título em 2024, vai defrontar nos quartos de final o norte-americano Taylor Fritz, 13.º do mundo, que venceu o búlgaro Grigor Dimitrov, 10.º.