Angola tem potencial desportivo, particularmente a nível da seleção sénior feminina de andebol, para alcançar o topo em campeonatos do mundo e Jogos Olímpicos dentro de três anos, afirmou esta quinta-feira o presidente da Federação Internacional de Andebol (IHF), o egípcio Mustafa Hassan.

O dirigente desportivo falava à imprensa após uma audiência, em Luanda, com o vice-presidente da República, Manuel Vicente.

Mustafa Hassan, que termina hoje a visita de quatro dias, na perspetiva de Angola organizar o campeonato africano sénior e um mundial, entre 2015 e 2016, disse que para o efeito bastará as autoridades desportivas do país e a IHF trabalharem em conjunto, fazendo cada um a sua parte.

«A nossa meta é os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Se todos trabalharmos juntos, cada um fazendo a sua parte, tenho a máxima certeza que alcançaremos êxitos dentro de três anos», frisou.

Mustafa Hassan deu a conhecer que a sua organização vai ajudar em vários domínios, com destaque para a disponibilização de técnicos para trabalhos na formação.

Sobre a audiência com vice-presidente da República, Manuel Vicente, o egípcio afirmou ter saído com a certeza de que se trata de um homem do desporto e que o governo tem total disponibilidade em apoiar, particularmente a modalidade de andebol.

«Ao longo da minha estadia em Angola mantive vários encontros com autoridades governamentais e hoje, após audiência com o vice-presidente, tenho a certeza que o desporto tem merecido todo apoio», frisou.

Desde segunda-feira na capital angolana, a delegação da qual faz parte o beninense Aremou Manserou, presidente da Confederação Africana de Andebol (CAHB), trabalhou com as direções do Comité Olímpico Angolano (COA) e da Federação Angolana de Andebol (FAAND).

Manteve também encontro com o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, e visitou a direcção dos clubes Petro de Luanda e 1º de Agosto.