Depois de duas derrotas consecutivas no grupo A do mundial de juniores masculino de andebol que decorre na Bósnia Herzegovina, a seleção angolana defronta hoje, quarta-feira, em Banja Luka, a similar da Dinamarca, tricampeã mundial da categoria, em jogo da terceira jornada da primeira fase.

Os comandados de Filipe Cruz, apesar de estarem na segunda presença em provas do género e com pouca experiência competitiva em relação aos adversários, querem complicar ao máximo o favoritismo dos vencedores das edições de 1997, 1999 e 2005.

No Grupo A, Angola perdeu na estreia, domingo, frente à Rússia (19-25) e na segunda-feira com a Tunísia (23-26), pelo que aproveitou o primeiro dia de folga, registado esta terça-feira, para conversar com os jogadores e ensaiar formas de impedir a armada dinamarquesa, até aqui invicta no evento.

Os nórdicos despacharam nas rondas anteriores os tunisinos por 34-24 e os franceses por 29-26, numa série onde a principal oposição será a Rússia, que também corre em direcção ao pódio universal, onde esteve em duas ocasiões depois do desmembramento da União Soviética.

Em face da resposta positiva dada nos primeiros jogos, Filipe Cruz pede aos jogadores maior concentração e atitude, incutindo neles o espírito de luta em qualquer desafio. Embora seja extremamente difícil vencer a Dinamarca, questiona-se se a terceira será de vez…ou o quase prevalecerá.

Para o mesmo grupo, defrontam-se França-Rússia e Tunísia-Sérvia. Os dinamarqueses e russos lideram com quatro pontos cada, seguidos dos tunisinos e sérvios com dois. Angolanos e franceses ocupam a última posição, sem qualquer ponto.