A primeira fase deste campeonato do mundo de andebol júnior masculino termina este sábado, com a disputa da última jornada dos quatro grupos, e Angola medirá forças com a Sérvia, às 20h00 (de Luanda), para a série A, em Banja Luka.

Esta sexta-feira foi o segundo dia de pausa na competição e cada seleção procurou retemperar energias para atacar a derradeira ronda.

As derrotas frente à Rússia (19-25), Tunísia (23-26), Dinamarca (18-31) e França (23-28) deitaram por terra as ambições angolanas de seguir em frente, em relação à última participação de 2007, na Macedónia, onde ficou em 19º e penúltimo lugar.

Enquanto Angola vai disputar as classificativas da Taça Presidente (21º-24º), reservada aos últimos colocados de cada grupo, mais três formações garantiram a presença nos oitavos de final. Trata-se da anfitriã Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Egito, depois dos resultados de quinta-feira.

Até agora 10 dos 16 conjuntos para a derradeira fase estão confirmados, pelo que sábado serão determinados os restantes seis lugares abertos. No grupo D, em Zenica, os quatro apurados aos oitavos-de-final são conhecidos.

Depois de quatro dias de jogos, Alemanha e Croácia (grupo B), Eslovénia (C) e Suécia (D), com oito pontos. Eslovénia já está confirmado como vencedor do grupo, enquanto no D e B os duelos finais Espanha-Suécia e Croácia-Alemanha decidirão a primeira posição da fase preliminar.