Ao vencer hoje, no pavilhão Olímpico de Sarajevo, na Bósnia Herzegovina, a Argélia por 24-23, a seleção nacional de andebol júnior masculina só precisa de ganhar terça-feira ao Congo, vitorioso sobre o Chile (32-30), para chegar ao 21º lugar do mundial.

Como é hábito, Adelino Pestana foi o melhor marcador angolano com seis golos, seguido de Romé Hebo (5), Manuel Nascimento (5) e Henriques Cassange, com quatro, ao passo que Mohamed Amine Hanitet, com seis, destacou-se do lado argelino.

Ao intervalo, os angolanos venciam já por 12-8, mas tiveram uma ponta final sofrível, sobretudo, após a expulsão do guarda-redes Edmilson, tendo permitido, depois de uma vantagem de seis golos, a aproximação dos adversários para margem mínima (24-23).

O que parecia fácil quase se complicou, muito por culpa da falta de concentração dos jogadores. A 35 segundos do fim, os pupilos de Filipe Cruz por pouco deitavam por terra o objectivo principal, mas à pronta intervenção, em dois momentos cruciais, do guarda-redes Panzo, evitou que tal acontecesse.

Só assim, a equipa conseguiu garantir a primeira vitória no campeonato do mundo e agora pode sonhar em melhorar a posição da prova anterior, onde obteve a penúltima colocação. Uma vitória de Angola sobre os congoleses na terça-feira transporta o plantel ao 21º lugar.

Na primeira fase, angolanos e argelinos averbaram cada cinco derrotas. Enquanto os comandados de Filipe Cruz lutam para subir dois degraus, os magrebinos tentam evitar a cauda da competição no frente a frente com os chilenos, nas classificativas do 23º ao 24º lugar.

Ainda para a chamada Taça Presidente, reservada para os dois últimos conjuntos de cada série da primeira fase, a Rússia bateu, no Sarajevo Skenderija, o Qatar por difíceis 28-27, na briga pelas 16 melhores posições, ao passo que a Coreia do Sul despachou o Kwait por 28-26.