A Federação Internacional de Andebol (IHF) vai criar este ano a Comissão de Atletas, com o objetivo de reforçar a relação entre a instituição e os jogadores, tendo para isso escolhido já 17 candidatos em ambos sexos, entre as quais a angolana Marcelina Kiala.

De acordo com o órgão reitor da modalidade no mundo, que publicou esta quarta-feira a lista definitiva dos concorrentes à comissão, cada candidato foi indicado pela sua respetiva federação nacional e o processo eleitoral decorrerá de 8 a 10 deste mês.

O presidente da IHF, o egípcio Moustafa Hassan, disse quarta-feira, à imprensa, que a Federação Internacional da modalidade está impressionada com o número e a experiência  de todos candidatos, bem como pelo facto dos indicados serem dignos representantes do andebol mundial.

Segundo o responsável, os próximos membros desta nova comissão são muito importantes para a Federação Internacional de Andebol, tendo por isso desejado aos eleitores que façam “uma boa escolha para os seus representantes”.

Quanto à forma de votação e os requisitos para se ser eleitor, a IHF esclarece que só serão admitidos os jogadores de ambos os sexos que disputaram os mundiais de Espanha (masculinos) este ano e agora na Sérvia (femininos).

«Todos os jogadores do sexo masculino e feminino, que participaram ou vão participar nos respectivos Campeonatos Mundiais de 2013 em Espanha (homens) e Sérvia (mulheres)  são elegíveis para votar nos candidatos. O processo de votação começa domingo (8 de Dezembro, 00h00) e termina dia 10 de Dezembro (23h59)», refere o regulamento a que Angop teve acesso junto do comité organizador.

Acrescenta igualmente que a votação será realizada on-line e todas federações nacionais, que participaram em 2013 do Campeonato do Mundo sénior masculino receberão códigos de acesso para os seus jogadores votarem e também as andebolistas que disputarão a prova na Sérvia serão dados os mecanismos de voto no local da prova.

«Cada jogador/a tem até cinco votos (cinco nomes a escolher entre os 17 os candidatos)», sublinha, lembrando que a criação deste órgão foi decidida pelo Conselho da IHF e confirmada no Congresso de Doha, onde Angola esteve representada pelo presidente da Federação Angolana de Andebol, Pedro Godinho, e pela vice-presidente, Elsa Major.

A Comissão de Atletas será eleita por jogadores e vai representar os andebolistas do mundo em todas as grandes decisões da instituição, pelo que terá cinco membros, com pelo menos dois de cada género.

 «O ou a presidente desta nova Comissão será membro de pleno direito do Conselho da IHF, ou seja, a Comissão de Atletas da IHF deverá estabelecer uma ligação entre os atletas e a Federação Internacional de Andebol», conclui o estatuto do organismo.

Eis a lista dos 17 candidatos: 

Gonzalo Mathias Carou (Argentina)
Domagoj Duvnjak (Croácia)
Jerome Fernandez (França)
Gergely Harsanyi (Hungria)
Tobias Karlsson (Suécia)
Kathy Kent (Australia)
Domink Klein (Alemanha)
Andres Kogovsek (Argentina)
MARCELINA KIALA (ANGOLA)
Heykel Megannem (Tunisia)
Mohamed Nakib Bakir (Egipto)
Alexandra do Nascimento (Brasil)
Karel Nocar (Rep. Checa)
Albert Rocas Comas (Espanha)
Nemanja Subotic (Australia)
Clara Woltering (Alemanh
Karoline Dyhre Breivang (Noruega)

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.