Para Angola chegar aos oitavas-de-final do Mundial de andebol feminino, basta uma vitória sobre o Paraguai hoje às 15h45, no Kristalna Dvorana, em Zrenjanin, na segunda jornada do Grupo da prova que decorre na Sérvia desde sexta-feira.

Angola venceu na ronda inaugural a Argentina, por 33-23, e é segunda classificada na tabela, apenas atrás da Polónia, sua adversária na terceira jornada do campeonato.

Para garantir o acesso à fase seguinte, Vivaldo Eduardo, o técnico de Angola, deverá mexer pouco na equipa que despachou a Argentina, até porque as paraguaias estão muitos furos abaixo das campeãs africanas.

Mesmo com as limitações vigentes entre as rainhas do continente berço da Humanidade, a baliza deverá estar sob guarda de Cristina Branco, em substituição no sete inicial de Maria Pedro, enquanto as demais continuarão com a missão de resolver cedo o jogo.

Assim, Joelma Viegas mantém-se na ponta direita e na esquerda a Marta dos Santos, Lurdes Monteiro ficará na lateral esquerda, Isabel Guialo (meia-distância esquerda), Natália Bernardo (meia-distância central) e a pivot Albertina Kassoma.

As duas selecções nunca se defrontaram. Na ronda anterior do grupo C, o Paraguai perdeu para a Polónia por 6-40, numa jornada em que a Noruega bateu dificilmente a Espanha, por 22-20.

Na tabela, as polacas comandam com dois pontos, os mesmos das angolanas e norueguesas, ao passo que espanholas, argentinas e paraguaias estão com zero.