A seleção angolana sénior feminina de andebol foi eliminada hoje, no arena Spens, em Novi Sad, pela Alemanha, ao perder por 21-29, em jogo de acesso para os quartos-de-final do Mundial que decorre na Sérvia.

As germânicas conseguiram controlar o jogo e aproveitaram a ansiedade inicial das campeãs africanas, que desperdiçaram oportunidades de marcar, sobretudo na linha dos sete metros. Ao intervalo, Angola perdia por 10-13.

Marcelina Kiala (8), Joelma Viegas (3) e Isabel Guialo (4) tentaram remar contra a maré, mas as alemãs foram superiores e resolveram o encontro no primeiro quarto de hora da segunda parte, altura em que abriram margem de seis golos.

A partir dos 42 minutos, a Alemanha já tinha quase a certeza do apuramento para os quartos-de-final, pois Angola, além de defender mal, também passou a atacar menos e aumentou os turnovers, facto “agradecido” pelas europeias para cimentar a vantagem.

Pela formação europeia, destaque para Laura Steinbach (6), Susann Muller (5) e Angie Geschke (4) foram as “carrascas” das angolanas, que voltaram a cair com este adversário numa etapa decisiva do Mundial depois de França2007 (nos quartos).

Deste modo, as comandadas de Vivaldo Eduardo fechavam a história iniciada em Zrenjanin com duas vitórias consecutivas (sobre Argentina, 33-23; Paraguai, 37-12) e três derrotas seguidas na fase preliminar (Polónia, 23-32; Noruega, 21-26; e Espanha, 21-30).

Quanto à posição final, só depois da disputa de todas partidas dos oitavos-de-final e a conjugação de resultados, já que os derrotados desta etapa regressam imediatamente para casa e os vencedores seguem rumo ao título.