A seleção angolana de andebol júnior feminina está sem vencer no Mundial da categoria, que decorre na Croácia desde 28 de junho, ao perder hoje para a Sérvia, por 24-28, em jogo da terceira jornada do grupo B. Nesta quinta-feira, defrontará a Argentina, às 20h30.

Ao intervalo, as comandadas de Alex Fernandes encontravam-se empatadas com as europeias a 14 golos, mas na segunda etapa as campeãs africanas resistiram pouco à pressão das sérvias e cederam terreno, diante de uma adversária ao alcance, tal como sucedeu frente à Holanda, na ronda anterior, na derrota por 32-35 (16-20).

Juliana Machado, com nove golos em 14 tentativas, foi a melhor marcadora da equipa angolana e do jogo, ao passo que Katarina Radovic, com sete em nove tentados, se destacou na formação sérvia.

Hoje, Albertina Kassoma, uma das principais unidades do conjunto, baixou na produção e conseguiu apenas quatro tentos, em 11 remates, num plantel onde Voneiti Domingos (3/3), Vilma Nenganga (2/5) e Antónia Santos (2/3) tentaram remar contra a maré, porém foram insuficientes para alterar a desvantagem.

Na derrota frente às holandesas (32-35), as angolanas Kassoma (8/14), Juliana Machado (6/10), Liliana Venâncio (6/7), Vilma Nenganga (7/10) e Teresa Leite (2/3) destacaram-se, enquanto na estreia diante da Dinamarca (30-34) a supremacia nórdica foi evidente ante as dificuldades das africanas em desenvolver o esquema montado por Alex Fernandes, tendo por isso as atenções estado viradas para Juliana (8/11), Kassoma (9/13) e Vilma (7/10).

Para garantir o apuramento à segunda fase, Angola precisa ganhar dois últimos jogos, sob pena de cair na tabela geral. O próximo encontro será diante da Argentina, nesta quinta-feira (20h30), e despede-se frente à Alemanha, no sábado (18h30).

Em três desafios, as angolanas marcaram 86 golos e sofreram 97, saldo negativo de 11, e ainda não pontuou, tal como o adversário desta quinta-feira, Argentina, lanterna vermelha do grupo, com 63 apontados e 88 consentidos, resumidos num diferencial de -25.

O grupo é liderado pela Alemanha com seis pontos (86-61, saldo de 25), os mesmos da Dinamarca, em segundo (97-73, saldo de 24). Holanda, com quatro, e Sérvia, com dois, estão nas posições seguintes. Apuram-se para a próxima fase as quatro melhores seleções das quatro séries. A Noruega é a detentora do título.