O vice-presidente da Federação Angolana de Andebol, Ilídio Cândido, reconheceu, na passada sexta-feira, na cidade do Lubango, província da Huíla, existir um "grande" equilíbrio competitivo entre as equipas fixadas nas demais províncias e as de Luanda, devido aos aspectos de formação e organização dos clubes.

Falando à imprensa, no final dos campeonatos angolanos em juvenis em masculinos e femininos, conquistados pelo o 1º de Agosto em ambos sexos, Ilídio Cândido, disse que os clubes estão mais organizados, o que tem feito com que as mesmas se enfrentem de igual para igual com as da capital.

Segundo o responsável, já tem aparecido nas competições equipas das províncias do Uíge, Zaire, Moxico, Lunda Sul, Benguela, Huíla, Cunene e Namibe que têm prestado outro ritmo competitivo nàs provas em relação às formações de Luanda.

“O andebol tem estado a desenvolver e eu sinto que começa a haver um grande equilíbrio entre Luanda e outras províncias, pois olhemos para Benguela e Uíge.Isso é fruto da competência e organização por parte dos clubes”, sublinhou.

Para Ilídio Cândido, é preciso que os clubes e os próprios governos provinciais apostem mais no processo de massificação, pois só com estes pressupostos é que o andebol deverá atingir o seu real desenvolvimento.

Disse que as províncias da Huíla, Benguela e Cabinda têm apostado seriamente na formação de novos talentos, por isso as outras devem também seguir este exemplo para que futuramente haja atletas que farão parte das seleções de Angola.