A direção da Federação Cabo-verdiana de Andebol quer trazer a treinadora Assunção Fernandes, responsável pelo êxito da “Associação de Solidariedade Social de Assomada”, equipa da comunidade cabo-verdiana em Oeiras (Portugal), para trabalhar o andebol em Cabo Verde.

A ideia foi anunciada esta quarta-feira pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, José Eduardo dos Santos, que pretende dotar a seleção de Cabo Verde de técnicos capacitados e experimentados para que o andebol possa ser a primeira modalidade coletiva cabo-verdiana a qualificar-se para os Campeonato do Mundo e Jogos Olímpicos.

Assunção Fernandes, ou simplesmente “São” é referenciada como a mentora da equipa de andebol portuguesa, “Assomada”, formada sobretudo por atletas de origem cabo-verdiana e que tem estado a dar grandes atletas para a seleção portuguesa e da Espanha, sendo uma das atletas em destaque, Alexandrina Barbosa, considerada uma das melhores andebolista do mundo da atualidade.

A Associação Assomada faz parte da Federação Portuguesa de Andebol e tem a sua sede em Oeiras onde ministra andebol para as categorias de Bambis/Minis (dos 7 aos 10 anos), Infantis (11,12), Iniciados (13/14), Juvenis (15/16) e Sénior.

De momento integra a seleção principal de Cabo Verde quatro atletas femininas provenientes da Associação Assomada que ajudam o arquipélago no Torneio da Zona II em Dakar-Senegal.

O presidente federativo, José Eduardo dos Santos disse que a técnica cabo-verdiana, Assunção Fernandes está disponível a deslocar-se a Cabo Verde para arrancar com este projeto e apoiar o andebol nacional que vai lançar o projeto do andebol social/desportivo nos diferentes bairros.

Segundo José Eduardo dos Santos, a instituição que dirige aposta fortemente num plano para que em 2020 Cabo Verde possa estar à altura das melhores seleções africanas, argumentando que “neste momento a seleção está dotada de técnicos de excelência que podem em muito ajudar o desenvolvimento do andebol”.

Santos admite, por outro lado, que o quadro dos técnicos de andebol poderá ministrar também ações de formação, orientando sobretudo no terreno os projetos de animações camarários.