Após vencer por 23-19 ao Interclube, o 1º de Agosto está a uma vitória de conquistar o XXXVI campeonato angolano, que decorre no pavilhão principal da Cidadela.

O primeiro duelo no melhor de três, de uma prova cujo o título está na posse do Petro de Luanda, os rubro-negros foram determinados.

Jogo bastante disputado e com muita imprevisibilidade à mistura e constante contato físico, algumas vezes permitido pela dupla de arbitragem e várias vezes contestada pelos dois treinadores.

Em doze minutos de jogo, apenas cinco golos tinham sido marcados, o que mostrava o rigor defensivo que ambas apresentavam, assim como a improdutividade dos respetivos ataques.

Apenas à passagem dos 18 minutos, o 1º de Agosto passou para à frente no marcador 5-3.

Quando faltavam jogar cinco minutos para o intervalo, aconteceu o primeiro desconto de tempo a pedido da formação da "polícia”, fase em que o placar registava um empate.

As equipas foram para o intervalo empatadas a onze golos e com a primeira contrariedade para o 1º de Agosto, que viu o seu jogador Adilson Maneco ser expulso por jogo violento.

No segundo tempo, fruto de uma maior dinâmica do 1º de Agosto e a forma positiva como reagiram os jogadores que vieram do banco de suplentes, os "militares" criaram a maior diferença no placar 16-13 e ficaram mais próximos do triunfo.

A qualidade técnica de alguns jogadores do 1º de Agosto ficou patente e começaram a definir o jogo e a beneficiarem da suspensão de dois minutos de algumas peças fundamentais no esquema dos policias.

Os nervos e sucessivos erros também ditaram a quebra do Interclube que acabou por perder 19-23.

O segundo jogo acontece hoje (domingo) e, em caso de vitória, o 1º de Agosto conquista o título. Caso o Interclube triunfe, o campeão será encontrado no terceiro jogo segunda-feira, no mesmo recinto.