A seleção angolana sénior feminina de andebol teve hoje (quinta-feira) várias dificuldades para empatar frente ao Congo, por 30-30, no terceiro e último jogo amistoso realizado no pavilhão da Cidadela, tendo em conta a participação nos Jogos Africanos de Brazzaville, a decorrer de 4 a 19 de setembro.

Mesmo com as veteranas Wuta Dombaxi, Isabel Guialo, Elizabeth Cailo e Azenaide Carlos na quadra, o combinado angolano demonstrou ligeira apatia no início da partida, permitindo que as congolesas, em certos momentos, dominassem o jogo, fruto disso as equipas foram para o intervalo o resultado de 18-18.

No reatamento, as forasteiras não se rendiam a experiência das angolanas e mantiveram o equilíbrio na partida. Uma reação que fez Angola render menos que nos dois jogos anteriores, em que venceram por 28-23 e 29-24, respetivamente.

Durante o duelo via-se o selecionador João Florêncio a pedir mais velocidade e concentração defensiva, mas as jogadoras demonstravam fragilidades que por pouco terminaria em desvantagem de um golo.

Para evitar a desvantagem na reta final do encontro, Isabel Guialo, nos últimos sete segundos, apontou o tento do empate (30-30).

Do lado de Angola, Isabel Guialo e Azenaide Carlos foram as mais produtivas da equipa com 8 golos cada. Marcaram ainda a Elizabeth Viegas(5), Wuta Dombaxe(4),Matilde André(2) e Elisabeth Cailo(1).

A lista de marcadoras por Angola prossegue com Vilma Neganga (1) e Marta Santos (1).

Do lado das congolesas Mambou foi a melhor marcadora com 15 tentos. Também marcaram Ndoma (4), Zoubabila (3), Louoba (3), Lekbi (2), Ngoulou (1), Eyomayoma (1) e Mpima (1).