Nos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem de 6 a 21 de Agosto no Rio de Janeiro, Brasil, Angola está no grupo da morte, o grupo A, ao lado da campeã do mundo e olímpica, a Noruega, bem como da Espanha, Montenegro, Roménia e o anfitrião da prova.

Pelo facto de a maior parte das selecções europeias estarem em pausa, Angola realizará jogos amigáveis com as seleções do seu grupo, uma vez que são das poucas que estão a trabalhar nesta altura na Europa.

Deste modo, as Pérolas Negras viajarão nos próximos dias para o velho continente, onde darão sequencia à preparação. Depois do estágio pré-competitivo, a caravana angolana vai diretamente para o palco da competição.

Apesar de estar no grupo da morte, o selecionador nacional, Filipe Cruz, fez saber que não se sente intimidado pelos adversários, nem sequer pela forma como estão reforçados e a fazer a preparação, mas respeita a qualidade dos mesmos e afirma que o seu grupo está a trabalhar para vencer jogos.

“Estamos a fazer a recuperação física, depois trabalharemos os detalhes, porque ainda temos muitas debilidades nesse aspecto. Vamos trabalhar para termos uma selecção muito concentrada, de modo a cometermos menos erros e a conseguirmos fazer a diferença”, realçou o técnico.

Como ir ao Brasil fazer turismo não faz parte dos planos, apesar de estarem previstas muitas dificuldades, Filipe Cruz acrescentou que a equipa técnica tudo fará para que a seleção nacional consiga obter bons resultados nos Jogos Olímpicos do Rio.

As andebolistas angolanas sabem que as adversárias são muito fortes e não dão ‘tréguas’ nas competições oficiais, por isso, prometem mais engajamento nos trabalhos para não saírem mal na fotografia.

De recordar que, Angola conseguiu o passaporte para o Brasil ao vencer o Torneio Pré-Olímpico que realizou em 2015, ano em que fracassou no Mundial da modalidade, onde ocupou a 16ª posição.

Importa também salientar que o torneio de andebol acontecerá na Arena do Futuro, apesar de a organização não ter ainda as datas e horários definidos para a realização dos jogos.