Numa partida em que nunca esteve em causa o vencedor, a seleção angolana sénior feminina estreou-se esta segunda-feira no 22º campeonato africano feminino de andebol com uma exibição a duas velocidades.

As angolanas iniciaram de forma a não deixar dúvidas e cedo o placar do Multiusos de Luanda assinalava 3-0, que passou a 6-2 e 8-3 diante de uma Costa do Marfim completamente entregue.

A primeira parte foi de uma exibição brilhante e contagiou o reduzido público que entrou no ritmo das jogadoras. Na quadra, tudo funcionava. Enquanto lá no ataque Juliana Machado era eficaz, na baliza a guarda-redes Bá fazia defesas importantes para manter o adversário distante, a sua colega de posição Neyde Barbosa defendia três livres dos sete metros.

Com este cenário, o placar foi crescendo e a dez minutos do intervalo já estava 13-5 e a defesa certinha das anfitriãs só permitiu mais dois golos às costa-marfinenses, até final do primeiro tempo.

Ao intervalo, o marcador era um confortável 21-7.

Porém, ao contrário do que o público esperava depois a mostra, a segunda metade ficou-se pelo comum abeirar-se do desencanto. Não porque o adversário tenha crescido mas porque as “Pérolas” se desengajaram face à facilidade encontrada.

Como resultado, acentuaram-se erros técnicos e falhas de um para zero, para desencanto do público ávido de espetáculo. O técnico Filipe Cruz, que prescindiu os serviços da experiente universal Luísa Kiala, aproveitou a fragilidade do oponente e lançou algumas promissoras jogadoras.

A expressão do marcador é demonstrativa da alteração de andamento e eficácia das angolanas que no primeiro tempo marcaram o triplo dos golos das marfinenses, e na segunda, consentiram também o triplo de tentos.

A seleção da Costa do Marfim foi uma presa fácil porém teve em Abiba Fofana, autora de cinco golos, a mais irreverente.

Com este passo positivo rumo ao décimo segundo trofeu continental na estreia, Angola pode ter obtido dois ganhos para a segunda jornada, marcada para terça-feira diante do senegal, que na estreia surpreendeu a RD Congo com triunfo por 28-22.

A vitória de hoje dará um arcaboiço psicológico e vai avisado ao choque com senegalesas, e por outro lado, a vitória pode também trazer mais público ao pavilhão, que esteve aquém das expectativas para um torneio desta magnitude.

A prestação senegalesa, onde se destaca a Awa Diop, que milita no campeonato da terceira divisão de França, criou uma primeira impressão positiva, pois desde o início manietou o adversário e liderou o marcador. Mostrou segurança e apuro técnico e desenvoltura.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.