Andebol

21-03-2010 20:28

Dragões partem em vantagem para luta pelo título

O FC Porto parte para a fase final do campeonato nacional de andebol com uma vantagem de quatro pontos sobre Benfica e Madeira SAD, após hoje ter terminado a primeira fase com uma vitória e no primeiro lugar.
Dragões partem em vantagem para luta pelo título

Por Sapo Desporto sapodesporto@sapo.pt

Em Resende, o campeão português superou o ABC por 22-18, num encontro em que esteve sempre em vantagem, e terminou os primeiros 22 jogos da competição em primeiro lugar, com 61 pontos, à frente de Benfica (54), Madeira SAD (53), ABC (52), Sporting (50) e Belenenses (49).

Desta forma, o FC Porto parte para a segunda fase, a de atribuição do título de campeão, com 31 pontos, mais quatro que o Benfica e o Madeira SAD, no novo modelo competitivo do campeonato.

O ABC vai partir com 26 pontos.

Na partida de hoje, o FC Porto foi claramente superior e teve vantagens alargadas em vários momentos, como 5-0, já próximo dos 10 minutos, ou 9-2, aos 15.

O ABC ainda recuperou perto do intervalo (12-8), mas foi incapaz de contornar a clara superioridade do campeão português.

Na fase final, o campeonato divide-se em dois grupos (A e B), participando no Grupo A os clubes classificados do primeiro até ao sexto lugar, os quais vão discutir o título.

Estas seis equipas jogam no sistema todos contra todos a duas voltas, partindo com 50 por cento dos pontos alcançados na primeira fase (os arredondamentos são feitos para cima quando o valor for igual ou superior a 0,5 e para baixo quando for inferior a 0,5).

No Grupo B, participam os clubes classificados na primeira fase do sétimo ao 12.º lugar, em forma idêntica ao Grupo A. Os dois últimos classificados do Grupo B são despromovidos à II Divisão.

Estas fases têm início a 27 de Março e terminam a 5 ou 6 de Junho.

Além de FC Porto, transitam também para o Grupo A da fase final o Benfica (com 27 pontos), Madeira SAD (27), ABC (26), Sporting (25) e Belenenses (25).

O campeão é a equipa melhor classificada desta derradeira fase, conquistando igualmente o acesso à Liga dos Campeões, enquanto o segundo e terceiro posicionados se apuram para a Taça EHF e Challenge, respetivamente.

Para o Grupo B transitam o Xico Andebol (com 21 pontos), Sporting da Horta (20), Liberty São Bernardo (20), Águas Santas (19), Marítimo (13) e Andebol Clube de Fafe (12).

Os dois últimos classificados deste grupo descem de divisão.

O sorteio da fase final do campeonato está agendado para o auditório da Cision, em Coimbra, a partir das 17:00 de segunda-feira.