Andebol 1

17-10-2010 19:06

FC Porto impõe terceira derrota ao Sporting

O campeão FC Porto mostrou hoje porque é um dos favoritos à conquista do título nacional de andebol masculino, ao derrotar em casa o Sporting por expressivos 32-25, na sétima jornada do campeonato.
FC Porto impõe terceira derrota ao Sporting

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O Sporting, a atravessar um momento complicado, depois de duas derrotas consecutivas, encarou o jogo do Dragão Caixa como uma verdadeira final e, com cinco minutos imparáveis, construiu uma vantagem de cinco golos, diante de um FC Porto apático.

A jogarem em casa, os “dragões” deram mostras de um nervosismo pouco comum nos bicampeões nacionais, com Ricardo Moreira e Pedro Spínola a desperdiçarem livres e os ataques a esbarrarem em Hugo Figueira.

No entanto, a liderança confortável do Sporting foi sendo reduzida a conta-gotas, muito por culpa dos seus próprios jogadores, incapazes de transpor a muralha defensiva azul e branca durante praticamente dez minutos.

Aproveitando o desastre atacante dos visitantes e as duas exclusões de Hugo Rocha, o FC Porto reagiu mesmo a tempo de chegar ao intervalo com o marcador a seu favor, ainda que pela margem mínima, depois de ter estado praticamente toda a primeira parte a perder.

O descanso fez bem aos pupilos de Ljubomir Obradovic, que, empurrados por uma casa cheia, digna do primeiro clássico da temporada, cedo dilataram a distância, mostrando porque são favoritos à revalidação do título nacional.

O Sporting não deixou de tentar aproximar-se, mas quando do outro lado há um Hugo Laurentino a tarefa torna-se ainda mais complicada. O guarda-redes portista defendeu dois livres e impediu uma aproximação dos verde e brancos com duas defesas espectaculares que “levantaram” o Dragão Caixa.

Os homens da casa nunca mais voltaram a permitir atrevimentos aos visitantes, que tiveram resposta imediata para cada golo que marcaram.

Animados por uma diferença de seis golos, os portistas entraram nos dez minutos finais com uma tranquilidade assegurada por uma vitória que parecia certa diante de um Sporting de cabeça perdida.

Sem argumentos para contrariar a supremacia azul e branca, a equipa treinada por Paulo Faria limitou-se a tentar tornar o resultado mais equilibrado, uma missão que se revelou impossível.

No final, derrota pesada para o Sporting, que somou o terceiro desaire consecutivo e continua na segunda metade da tabela, e triunfo fácil para o FC Porto, que subiu à primeira posição do campeonato, empatado com o Benfica.

Veja aqui o resumo do encontro. 

Resultados 7ª jornada:

Benfica 37-23 São Mamede

Belenenses 31-27 Águas Santas

Colégio 7 Fontes 25-22 São Bernardo

Madeira SAD 21-20 ABC

Sporting Horta 34-28 Xico andebol

FC Porto 32-25 Sporting