"Qualidade, assiduidade e necessidade". Foram estes os três critérios que Paulo Bento afirmou ter usado na escolha dos 23 jogadores para a dupla jornada da fase de apuramento do Euro2012, contra a Dinamarca, no dia 8, e a Islândia, no dia 12.

"Quisemos manter uma base em função dos critérios que definimos, que têm a ver com a qualidade e rendimento dos jogadores, assiduidade dos jogadores e com alguma necessidade que a selecção tenha nalguns casos, mesmo que não haja tanta assiduidade. São estes os critérios. Portugal tem a possibilidade de jogar de diversas formas, tanto no esquema como no método, sabendo que temos uma situação complicada em termos de classificação", disse o novo seleccionador nacional na conferência de imprensa realizada para a sua primeira convocatória desde que foi escolhido para suceder a Carlos Queiroz.

Sobre as novidades, nomeadamente João Pereira e Paulo Machado, Paulo Bento foi claro na explicação: "João Pereira tem vindo a jogar com o rendimento que nós conhecemos. Neste caso agora optámos pela chamada do João. O Paulo é titular no terceiro ou quarto classificado da Liga francesa [Toulouse] e tem uma média de mais de 70 minutos por jogo".

Em relação a Liedson, suplente no último jogo do Sporting e a atravessar um momento de menor fulgor, o seleccionador recorreu ao último critério: "Fiz alusão à assiduidade mas também à necessidade."

Realçando que foi uma convocatória feita num "contexto diferente", Paulo Bento assumiu o dramatismo da situação de portugal na fase de apuramento. "Sei o que quero dizer em cada dia antes do jogo com a Dinamarca. Tenho a certeza que haverá uma receptividade enorme porque todos estamos conscientes da responsabilidade. Não temos margem de erro, portanto há que abordar o jogo com ambição e com algum risco", atirou.

"Acreditamos que vamos estar no Campeonato da Europa. É com 23 jogadores que chegaremos ao Europeu", concluiu Paulo Bento relativamente ao facto de escolher 23 jogadores para a dupla jornada da selecção.  

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.