Andebol

31-07-2016 19:52

Paulo Jorge Pereira é o novo selecionador português de andebol

O técnico de 51 anos sucede no cargo a Rolando Freitas.
Paulo Pereira
Foto: DR

Paulo Jorge Pereira, novo selecionador português de andebol.

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Federação Portuguesa de Andebol (FPA) anunciou este domingo Paulo Jorge Pereira como novo selecionador, sucedendo no cargo a Rolando Freitas.

“Paulo Jorge Pereira, de 51 anos, possui curso de Master Coach PRO da Associação Europeia de Andebol (EHF) e uma vasta experiência ao nível do treino, não só em clubes como em seleções nacionais”, explica a federação, em comunicado.

Entre 1999 e 2003, o novo selecionador foi adjunto de Branislav Pokrajac e José Magalhães no FC Porto e, entre 2003 e 2006, já como treinador principal, venceu uma Liga, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.

No estrangeiro, treinou em Espanha o CB Cangas, da divisão de honra, antes de várias épocas em África, começando em Angola a orientar a equipa feminina do ASA, antes de assumir a seleção feminina angolana, com a qual foi campeão de Africa em 2010 e 11.º no Mundial da China em 2009.

Depois, no 1.º de Agosto, venceu em 2011 o primeiro titulo nacional na história do clube.

Paulo Jorge Pereira orientou também a seleção feminina da Tunísia, com a qual também foi campeão africano, em 2014, quebrando um jejum de 38 anos, o que lhe abriu as portas do Esperance Sportif de Tunis, a equipa masculina com mais títulos no país.

A FPA agradece a Rolando Freitas e Luís Monteiro o “trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, com dedicação e competência”.

Portugal falhou o apuramento para o Mundial2017 da França no ‘play-off’ frente à Islândia, perdendo fora 26-23 e ganhando em casa por apenas 21-20, depois de liderar ao intervalo por 10-7, diferença que seria suficiente para o apuramento.

Conteúdo publicado por Sportinforma