A Académica do Sal, vice-campeã de Cabo Verde, está descontente com a decisão da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) de transferir o Campeonato Nacional do Sal para a Cidade da Praia e ameaça boicotar a prova.

A insatisfação da equipa que mais títulos de Cabo Verde em sénior masculino tem conquistado (dez campeonatos) foi tornada pública pelo seu treinador, Leonel Martins, que contesta a forma «arbitrária da equipa federativa» e solicita a Federação a rever a decisão, sob pena de «não participar no Campeonato Nacional sénior masculino e feminino».

É entendimento da Académica do Sal que a Cidade da Praia acolheu cinco edições do campeonato nacional em sete anos, pelo que, defende Leonel Martins, a Federação deveria auscultar os clubes antes de tomar tal decisão.

«A Académica do Sal preparou-se para a realização do campeonato na cidade dos Espargos e não na Cidade da Praia. Não podem ser as equipas a sofrer da desorganização e do amadorismo existentes na federação», reivindica Leonel Martins, para quem a “Micá” sente-se prejudicada «por uma má decisão da FCA».

Perante esta situação, Leonel Martins explica que a Académica terá agora de montar uma «engenharia financeira» para viabilizar a sua participação na prova máxima de clubes em Cabo Verde a nível do andebol com vista a arrecadar mais 150 mil escudos para fazer face às despesas acrescidas para a deslocação à capital cabo-verdiana.

Tudo isto porque o campeonato de Cabo Verde 2012/13 era inicialmente disputado em duas fases, com a Cidade da Praia a acolher os jogos preliminares e a cidade dos Espargos, na ilha do Sal, a fase final.

A presidente da FCA, Filomena Fortes, justifica esta alteração no calendário com dificuldades para a realização dos jogos no Pavilhão Vavá Duarte na data anteriormente calendarizada por coincidir com o Campeonato de Basquetebol e que a solução encontrada passa pela realização do Nacional, na próxima semana, na Cidade da Praia.

A Académica do Sal é uma das referências do andebol cabo-verdiano, tendo conquistado dez campeonatos nacionais consecutivos.

No ano transato, perdeu o título de Cabo Verde para o ABC da Cidade da Praia, mas a direção da “Micá” diz ter preparado a equipa para recuperar o ceptro nesta temporada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.