O presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), José Eduardo do Santos, reivindicou esta terça-feira, na Cidade da Praia, mais investimento na modalidade, levando em conta os “feitos que o andebol tem conseguido" nos últimos anos.

“O andebol está a crescer em termos de atletas, de clubes e, praticamente, estamos a cobrir todas as regiões desportivas do país. A nossa principal dificuldade é que não está a crescer economicamente”, notou.

De acordo com José Eduardo dos Santos, o objetivo passa, neste momento, em ter uma verba que consiga acompanhar a dinâmica do andebol em termos de prática desportiva, uma vez que a federação realiza, todos os anos, campeonatos seniores e juniores, além dos jogos das seleções.

Apesar de todas essas movimentações desportivas, adiantou que o dinheiro dado ao andebol tem sido o mesmo ao longo dos últimos anos.

“Portanto, esse é o maior constrangimento e, desportivamente, é só ver os resultados. Agora no Trophy Challenge, a nossa seleção masculina de sub-20 conseguiu vencer sem nenhuma derrota e no feminino conseguimos o quarto lugar”, frisou José Eduardo dos Santos.

Em relação à fase preliminar do campeonato nacional, que terminou segunda-feira, na Cidade da Praia, disse que não houve problemas de maior, salvo alguns atrasos que teve a ver com questões técnicas do próprio jogo e que não repercutiu em termos organizativos.

Os preliminares do campeonato de Cabo Verde de andebol terminaram esta segunda-feira, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, com a Académica da Boa Vista e Graciosa de Santiago (Tarrafal) a alcançarem a qualificação para a fase final, em São Vicente.

Pelo caminho, ficaram as formações do K. Kobra (Fogo), ODERF (Sal), (AJAS de São Nicolau) e Rosariense de Santo Antão.

Académica da Boa Vista e Graciosa do Tarrafal de Santiago juntam-se à fase final a ser disputada em São Vicente às equipas do ABC, Académica do Sal e Batuque de São Vicente.

Já a nível feminino, a equipa militar do Desportivo da Praia conquistou o passaporte para disputar a fase final, prova agendada para a Cidade da Praia, ao vencer todos os três jogos disputados nesta fase preliminar e tem a companhia do Palmeiras do Sal.