Jogadores dos dois clubes oficiais que praticam o andebol no Porto Novo, o Marítimo e a Cruz Vermelha, mostraram-se, esta quinta-feira, preocupados com a suspensão do campeonato regional de Santo Antão.

Os jogadores, que pediram para não ser identificados, confirmaram à Inforpress a sua preocupação com o facto de a prova estar suspensa há duas semanas, por decisão do presidente da Associação Regional de andebol de Santo Antão (ARASA), com “o objetivo de favorecer o Rosariense”, da Ribeira Grande.

“Temos informação de que o Rosariense tem alguns jogadores lesionados e, por isso, a ARASA está a manter suspenso o campeonato, para que essa equipa possa ganhar tempo”, dizem os jogadores, que exigem que o campeonato seja reatado ainda este fim-de-semana.

Contactado pela Inforpress, o presidente da ARASA, Odair Almeida, negou que a decisão de suspender, temporariamente, o campeonato tenha como propósito beneficiar o Rosariense. O dirigente informou que a competição foi interrompida, há duas semanas, devido à indisponibilidade do polivalente da Ribeira Grande em receber os jogos do campeonato.

Odair Almeida precisou que a interrupção da competição se deveu, inicialmente, ao facto de o polivalente David Fortes, em Ribeira Grande, ter recebido, no último fim-de-semana do mês de maio, um evento cultural, que impossibilitou a realização dos jogos previstos para essa data.

Odair Almeida disse ainda que era intenção da ARASA retomar o campeonato, este sábado, 06, mas “por razões técnicas, não vai ser possível”, explicou, sem dar mais pormenores.

Este responsável garantiu que a ARASA esperar reunir as condições com vista a reatar, no dia 13 de junho, o campeonato, que já está na fase de play-off.

Esta fase, que se disputa em série de três jogos, envolve o Marítimo, do Porto Novo e o Rosariense, da Ribeira Grande (sénior masculino) e a Cruz Vermelha, do Porto Novo e o Rosariense, da Ribeira Grande, (sénior feminino).

Nos primeiros jogos disputados a 23 de maio, o Marítimo ganhou ao Rosariense, por 24-22, em sénior masculino, e a Cruz Vermelha do Porto Novo venceu o Rosariense, também por 24-22, em sénior feminino.

Caso as equipas do Porto Novo vençam no próximo jogo conquistam os respetivos títulos.