A primeira fase do campeonato cabo-verdiano de andebol sénior feminino arranca hoje à tarde no polidesportivo de Nhagar, em Santa Catarina (ilha de Santiago), com a participação de quatro das seis equipas previstas.

Nesta primeira fase, que decorre a partir de hoje até domingo em Assomada, vão participar as equipas de Aldeia Infantil SOS de Assomada (Santiago Norte), Guaritas de São Domingos (Santiago Sul), Cruz Vermelha de Santo Antão e Beira-Mar da ilha do Maio, ficando de fora as equipas de Palmeira do Sal e Sal-rei da Boa Vista, porque os clubes não conseguiram a dispensa para os jogadores.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Andebol, José Eduardo dos Santos disse que nessa fase vão se apurar duas equipas que irão para a final da época 2014/2015 que acontece na Cidade da Praia a partir do dia 17.

Segundo este responsável, a realização deste campeonato em Santa Catarina é uma forma de incentivar ainda mais essa modalidade nesta região, sendo também um reconhecimento pelo crescimento que esta região tem tido em termos de andebol.

“Tendo em conta as condições que a cidade de Assomada reúne temos estado a procurar descentralizar as actividades. Este é o primeiro campeonato sénior, que é um campeonato muito mais exigente, por isso vamos fazer só a primeira fase, e é um teste para a própria Associação do norte e quem sabe para o ano possam acolher a fase final que é a parte mais importante no campeonato”, disse.

A equipa de Santiago Norte representada pela Aldeia Infantil SOS de Assomada, estreante neste campeonato está a preparar-se para entrar em campo e conseguir um bom resultado nessa primeira fase.

Segundo o treinador Heleno Vicente, a equipa está preparada para competir em casa, onde tem todos os fatores a seu favor, uma vez que não vai deslocar-se para lado nenhum e conta ainda com a sua 'torcida' na arquibancada.