O grupo A é constituído pelas equipas nacionais de Angola, Moçambique e Brasil, já que Timor-Leste e Guiné Equatorial não participam nesta modalidade.

De acordo com o regulamento, passam à fase seguinte duas equipas de cada grupo, sendo que na segunda fase a prova vai ser disputada no sistema de todos contra todos, de forma a ser encontrado o vencedor, a selecção que conquistar o maior número de pontos.

O futebol masculino é a única modalidade colectiva que conta com a participação de todos os nove países da Comunidade, Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, pelo que as equipas foram divididas em três grupos de três equipas cada.

Passam às meias-finais, os vencedores de cada poule e o melhor segundo classificado.

A prova de basquetebol feminino conta com o concurso das selecções nacionais de Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Timor-Leste e Guiné Equatorial não competirão nesta modalidade em que passam às meias-finais os dois primeiros classificados de cada grupo.

Para além destas modalidades colectivas, o evento conta ainda com o concurso de volei de praia, natação em águas livres, taekwondo, atletismo e atletismo paralímpico.

Jogos da jornada inaugural dos X Jogos Desportivos da CPLP que se realizam de 17 a 24 de Julho, na ilha do Sal.

Basquetebol feminino: Cabo Verde x Moçambique.

Andebol masculino: Guiné Bissau x Cabo Verde.

Futebol masculino: Angola x Guiné Bissau.