A Federação Cabo-verdiana de Andebol estipula o período de 15 a 31 do corrente como o prazo limite para a transferência dos jogadores e 8 de Junho deste ano para encerramento da inscrição dos campeões regionais ao campeonato nacional.

Esta decisão saiu da reunião ordinária federativa realizada esta terça-feira na Cidade da Praia e que projecta entre 14 a 24 de Junho a realização da primeira e segunda fase do campeonato nacional sénior, masculino e feminino, enquanto o nacional de sub-20 está previsto entre 9 e 13 de Agosto.

O campeonato nacional sénior masculino, segundo a federação nacional da modalidade, será disputado na sua primeira fase entre as equipas vencedoras das associações regionais de Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista, Maio, Santiago Norte, Fogo e o segundo classificado de Santiago Sul).

Já o nacional sénior feminino vai ser disputado entre as equipas vencedoras das associações regionais de Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista, Maio, Santiago Norte, Sal, Fogo e o terceiro classificado Santiago Sul).

Segundo o regulamento, as equipas poderão inscrever um total de 18 elementos, dos quais 16 atletas, dois treinadores, mas a Federação disponibiliza-se a se responsabilizar com as despesas de 16 elementos (14 atletas e dois treinadores).

A FCA responde pelas despesas de transporte inter-ilhas e do alojamento ou alimentação segundo opção da equipa participante, sendo que para conquistar o direito para participar no campeonato nacional as equipas têm de realizar pelo menos 12 jogos oficiais na respectiva região desportiva.

A Federação recomenda, por outro lado, as associações regionais a realizarem provas a nível de sub-15 e sub-16, destinadas a atletas nascidos a partir de 2002, com vista a preparação da selecção nacional para os jogos da CPLP’2018.