A equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto confirmou a sua superioridade, ao derrotar esta segunda-feira em Luanda, o Progresso Sambizanga, por 34-21, no jogo de destaque da 5ª jornada da 37ª edição dos Campeonatos Nacionais da modalidade, em ambos os sexos, disputados no pavilhão da Cidadela Desportiva.

Cientes da necessidade de não se deixarem surpreender pelas adversárias, que vinham de um resultado positivo diante do Petro de Luanda, na ronda anterior, logo de inicio, as agostinas evidenciam as suas intenções, liderando as rédeas do desafio com três golos “madrugadores”.

Em resposta, as progressistas marcam o seu primeiro tento 10 minutos depois, quando já se verifica sete para as suas oponentes. Com maior controlo das bolas e aproveitamento das oportunidades, a turma “militar” amplia o resultado, que chega ao intervalo por um diferencial de 17-7 a seu favor.

No reatamento, mesmo com a saída, por lesão, da principal guarda-redes do 1º de Agosto e esforço das sambilas, as campeãs continuam na frente das ações ofensivas e a “faturar” ao seu “bel-prazer”, sem encontrar muitos entraves.

Já na fase derradeira, o conjunto do Sambizanga efectua uma ligeira recuperação no placar eletrónico, que passa a registar 31-20, para o contentamento da sua ruidosa claque presente nas bancadas do pavilhão da cidadela, mas incapaz de galvanizar o seu clube.

Apesar disso e nesta toada, estava feita a história da partida em que o 1º de Agosto demonstra toda a sua capacidade competitiva e cumpri com mais uma das suas obrigações, rumo a luta pela revalidação do título da classe.

Ainda para o sector feminino, nos outros encontros do dia, o Atlético Sport Aviação (ASA) venceu o Electro do Lobito, por 30-26, e a equipa da Marinha de Guerra ao da Casa Pessoal do Porto do Lobito (CPPL), por 25-22.

Quanto aos masculinos, o também campeão 1º de Agosto não teve dificuldades para ultrapassar o Progresso da Lunda Sul, por expressivos 37-13, o Interclube sobre a Marinha de Guerra, por 25-20, e o Exercito a baquear diante do Misto de Cabinda, por apenas (28-29) um golo.

A competição conta com a participação de 14 equipas, sendo sete masculinas e igual número em femininos. A prova está ser realizada no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se para as meias-finais os quatro primeiros colocados, enquanto a final será jogada em play-off, a melhor de três jogos.