FC Porto e Sporting disputam sábado a Supertaça de andebol, masculina, em Viseu, que volta esta edição à fórmula original de colocar frente a frente o campeão nacional ao vencedor da Taça de Portugal.

Ao contrário dos últimos dois anos, em que o Benfica esteve presente e venceu a prova sem ter conquistado o título ou a Taça, o troféu será disputado num único jogo entre “dragões” e “leões”.

O pentacampeão FC Porto e o Sporting reeditam na Supertaça de Viseu as últimas duas finais da Taça de Portugal, que os “leões” venceram, por 30-28 (2012/2013) e 26-25 (2011/2012).

Apostado em garantir a presença na Liga dos Campeões, o FC Porto reforçou-se com três internacionais, os espanhóis David Davis e Alvaro Ferrer (ambos ex-Atlético de Madrid) e o dinamarquês Mick Schubert (ex-Ajax KobenHavin), e parte como favorito.

Para além destes jogadores, o treinador portista Ljubomir Obradovic conta ainda com os reforços Vasco Santos e Hugo Santos (ambos ex-ISMAI), João Moniz (ex-Belenenses) e Miguel Sarmento (ex-ABC).

A pré-época dos “dragões” foi vitoriosa até ao desaire sofrido domingo com os dinamarqueses do Morts-Thy HB (32-22), que, contudo, não tira mérito aos êxitos alcançados no Torneio Internacional Caldas de Aregos e frente ao Cangas, em Espanha.

O Sporting, por seu lado, mais moderado nas aquisições, uma vez que, além da promoção de juniores, assegurou apenas a contratação do guarda-redes Ricardo Candeias (ex-Benfica), apresenta a seu favor a estatística recente da história.

O FC Porto é, juntamente com o ABC, o clube que conta com mais triunfos na Supertaça, com um total de cinco em 17 edições, mas não ergue o troféu desde 2009/2010, quando se impôs na final disputada com o Belenenses (29-28), em Portimão.

A anteceder a Supertaça no setor masculina, marcada para as 18:00 de sábado, no Pavilhão do Inatel, decorrerá a feminina, entre o Alavarium Love/ Tiles e o Madeira Sad, em jogo previsto para as 15:00.

O Madeira SAD, vencedor da Taça de Portugal, soma 14 Supertaças consecutivas e vai procurar somar em Viseu, frente ao estreante campeão nacional Alavarium Love/Tiles, ao sua 15.º.