O Andebol 1 – campeonato nacional de seniores masculinos da 1.ª divisão – está de regresso após uma paragem motivada pelos trabalhos das diversas seleções nacionais. E com a realização da 18.ª jornada, que vai disputar-se integralmente este sábado, muita coisa pode desde já ficar definida no que respeita à distribuição das equipas pelos grupos A e B na fase final. Acresce que o interesse redobra se atendermos a que neste interregno houve formações que procederam a alterações não só nos seus plantéis mas também nas equipa técnicas.

Assim, e começando pelo jogo que abre a ronda, o líder Sporting CP recebe o terceiro classificado, ABC/UMinho. Separadas por um ponto, as duas equipas prometem um bom espetáculo e um jogo equilibrado. Recorde-se que na primeira volta, em Braga, o Sporting perdeu por 30-29, averbando uma das duas únicas derrotas que soma nesta fase regular do campeonato. Um jogo muito interessante, a acompanhar ao vivo no Casal Vistoso ou na Andebol|TV.

O FC Porto Vitalis, quarto da classificação, joga no Dragão Caixa frente ao Maia ISMAI, precisamente uma das equipa que conheceu movimentações na equipa técnica neste intervalo natalício. Nem assim a equipa de Ljubomir Obradovic deixa de assumir uma elevada dose de favoritismo e, quando entrar em campo, até já sabe o resultado do encontro do Casal Vistoso que coloca frente a frente duas equipas melhor colocadas na classificação.

O Águas Santas Milaneza, quinto classificado, visita Avanca para defrontar uma artística que também sofreu recentes e profundas alterações. Um teste interessante para a equipa de Paulo Faria, com os maiatos a apresentarem-se como favoritos. Em Fafe vai disputar-se um jogo que se prevê equilibrado e de nervos. A equipa local teima em não encontrar o rumo que os seus dirigentes, técnicos e jogadores ambicionam e sabe que não pode perder mais pontos em casa. O Passos Manuel tem uma certeza – mesmo que não vença em Fafe, continuará sempre à frente do seu adversário de sábado.

A ronda encerra bem à noite, nos Açores, com a visita do favorito SL Benfica, segundo classificado, à casa do sexto, Sporting da Horta. Os continentais são claramente favoritos mas os insulares sabem que pontuar frente a um candidato ao título, nesta altura do campeonato, seria um feito muito interessante que colocaria a equipa ainda mais perto do seu objetivo, a entrada no grupo A da fase final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.