A receção do ABC/UMinho ao S.L Benfica constitui o prato forte da 19.ª jornada do Andebol 1, a realizar integralmente este fim-de-semana. Dois dias de andebol intenso já que, para além da realização integral da 19.ª jornada, vai ainda acertar-se definitivamente o calendário com a disputa do jogo Madeira SAD-AA Avanca, relativo à 15.ª jornada.

Para sábado, são quatro os jogos agendados, todos eles com um sabor muito especial. Assim, no Funchal, o Madeira SAD recebe o FC Porto Vitalis, numa partida em que os insulares jogam muito no que respeita à hipótese de se virem a qualificar para o grupo A da fase final. Pela frente vão ter o campeão nacional, plantel de grande valia, sérios candidatos ao título nacional. Por tudo isto, o FC Porto Vitalis apresenta-se como favorito.

O mesmo estatuto pode atribuir-se ao líder Sporting CP na deslocação à Maia, a fim de defrontar o Maia ISMAI. A formação nortenha está numa posição muito incómoda, os leões atravessam, reconhecidamente, um bom momento, pelo que devemos atribuir-lhes mais dose de favoritismo. Mais equilibradas devem ser as outras duas partidas agendadas para sábado. O Andebol Clube de Fafe, penúltimo classificado, recebe a Artística de Avanca, último posicionado, e vai querer somar os três pontos que, eventualmente, o poderão fazer dar um salto na tabela. Em Lisboa, o Passos Manuel, nono (28 pontos), recebe o Delta Belenenses, sétimo classificado (30 pts). Adivinha-se um duelo interessante, de difícil prognóstico mas de grande intensidade.

Para domingo as atenções estão voltadas para Braga onde o ABC/UMinho recebe o SL Benfica. Um jogo interessante, entre duas equipas do topo da classificação, separadas por dois pontos, com a curiosidade de estarem em campo – e nos bancos – intervenientes que já defenderam as cores do agora rival. São os casos do treinador Jorge Rito; de Nuno Grilo, Dario Andrade, José Costa, Tiago Pereira, Inácio Carmo e Álvaro Rodrigues. Carlos Carneiro, não estivesse impossibilitado de dar o seu contributo à equipa da Luz, seria o oitavo elemento nestas condições. Voltando àquilo que se pode passar nas quatro linhas, o SL Benfica é favorito porque vai na frente; venceu em casa (29-23) na primeira volta e traçou para esta temporada objetivos mais altos que os bracarenses. Mas atente-se que esta temporada o ABC coma por vitórias todos os jogos disputados no Flávio Sá Leite.

A ronda termina com outro jogo que se antevê interessante e que coloca frente a frente Sporting da Horta e Águas Santas Milaneza. A jogar em casa, os insulares são por norma um adversário difícil e, seguramente, vão querer manter esse estatuto na receção ao Águas Santas.

Ainda para domingo está agendado o acerto do calendário, com a realização do Madeira SAD- AAAvanca, relativo à 15.ª jornada. A formação da casa é favorita mas a turma agora orientada por Carlos Martingo vai com toda a certeza fazer tudo para arrancar (se entretanto já não o tiver feito de véspera, frente ao AC Fafe) com a necessária recuperação tendo em vista uma melhoria na classificação.