As vitórias de SL Benfica, Liberty ABC/UMinho e Sporting CP, nos jogos que se disputaram esta tarde referentes à terceira jornada do campeonato Fidelidade Andebol 1, confirmaram o favoritismo que era atribuído a essas três formações.

A ronda começou na Luz, com um triunfo claríssimo do SL Benfica sobre o primodivisionário Ginásio de Santo Tirso (39-20), numa partida que os benfiquistas ao intervalo já venciam por 21-10. Destaque para Tiago Ferro, do SL Benfica, autor de sete golos, mais um que o seu colega de equipa António Areia e Daniel Costa, do Ginásio de Santo Tirso

Seguiu-se o jogo de Braga onde, durante grande parte do primeiro tempo, houve equilíbrio. A primeira vantagem de dois golos favoreceu (7-9, aos 19 m.) o Maia ISMAI, equipa recheada de excelentes jovens executantes, muitos deles internacionais nos escalões jovens. Carlos Resende mexe na equipa, dotando-a de maior experiência com as entradas de David Tavares e Eduardo Salgado, e a formação de Braga volta a empatar a partida aos 22 m. (10-10). Pouco depois, Tomás Albuquerque e Pedro Seabra facturam, ampliam a vantagem para dois (12-10) e Ricardo Costa solicita o primeiro time-out. Os bracarenses chegaram ao 14-10 (após um parcial de 7-1) e foram para o descanso a ganhar por 16-13.

Os primeiros minutos do segundo tempo mostraram um ABC a defender bem, obrigando o adversário a jogar no limite do jogo passivo. Aos 38 minutos a vantagem era de cinco golos (22-17) e os bracarenses foram conseguindo manter uma margem de conforto interessante, que chegou aos sete golos (30-23) aos 49 m. O ABC/UMinho entrou nos cinco minutos finais com o jogo na mão (34-27) mas vários erros no ataque permitiram três contra ataques bem sucedidos aos maiatos que, já com Emanuel Ribeiro na baliza da formação da, acabaram por amenizar o resultado final (36-32). Nuno Grilo e Joao Pinto, ambos com sete golos, e Eduardo Salgado e Fábio Vidrago, com seis, chamaram a si a concretização das tarefas atacantes do ABCenquanto do outro lado, Miguel Sarmento fez sete golos. Nas balizas, estiveram bem Manuel Borges (49% de eficácia) e Bruno Dias (42%).

Nas Maia, jogo extremamente emotivo e só decidido nos instantes finais. O Águas Santas dominou a primeira parte, chegou a ter cinco golos de vantagem (9-5) que viu diminuida até ao intervalo (12-10). O segundo tempo foi mais equilibrado e os insulares foram-se aproximando e com um parcial de 1-4 em quatro minutos entraram na parte final da partida com o jogo em aberto. Após um time-out pedido por Paulo Faria, seria Juan Couto a estabelecer o resultado final (26-24). Pedro Cruz e Nuno Silva, ambos com sete golos, foram os melhores marcadores da partida.

Em Belém houve algum equilibrio e o jogo só decidiu na segunda parte. A formação da casa chegou ao intervalo a vencer por três (12-9) margem que foi aguentando no segundo tempo, para acabar por vencer por 27-25. Edvaldo Ferreira (Belenenses), em estreia, e André Caldas (Xico) foram os melhores marcadores do jogo, com nove golos.

Na quinta de Marrocos, e passado algum equilíbrio inicial, o Sporting não teve dificuldades em impôr o seu favoritismo, apertou na segunda parte, e venceu o Passos Manuel por 24-34, depois de chegar ao intervalo a ganhar por 14-16. Pedro Portela, com 12 golos, foi o melhor marcador da partida.

A fechar a jornada, o FC Porto foi aos Açores confirmar o seu favoritismo, vencendo facilmente o Sp. Horta por 19-27, resultado que lhe permite a liderança da classificação, em parceria com o Sporting CP e mais um ponto que o Liberty Seguros ABC/UMinho.

- Resultados dos jogos da terceira jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1, realizada integralmente este sábado:

SL Benfica-Gin. Santo Tirso, 39-20 (21-10)
Liberty Seguros ABC/UMinho-Maia ISMAI, 36-32 (16-13)
Águas Santas Milaneza- Madeira SAD, 26-24 (12-10)
Delta Belenenses-Xico Andebol, 27-25 (12-9)
Passos Manuel-Sporting CP, 24-34 (14-16)
Sp. Horta-FC Porto, 19-27 (8-14)

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.