FC Porto e Sporting iniciam este sábado, no Dragão Caixa, a disputa do título nacional de andebol, retomando a competição após uma paragem para os trabalhos da seleção nacional.

Os 'dragões', detentores do troféu há seis anos consecutivos, afastaram nas meias-finais o SL Benfica, enquanto o Sporting, vice-campeão, eliminou o ABC/UMinho para se encontrarem agora nos jogos de todas as decisões sendo que o primeiro jogo da final do «play-off» está marcada para as 18.30 horas, sob a direção da dupla internacional de Leiria, Eurico Nicolau/Ivan Caçador.

Este é o primeiro dos dois jogos que o hexacampeão tem a primazia de realizar em casa, por ter vencido a fase regular, e beneficia ainda da vantagem de, caso seja necessário, disputar o quinto e último encontro desta final perante os seus adeptos.

Ao longo da temporada, o equilíbrio foi a nota dominante nos três jogos realizados entre as duas equipas, todos ganhos pelo FC Porto pela margem mínima - dois na fase regular (24-23 e 20-19) e um na Supertaça (29-28).

Por jogar no Dragão, muito provavelmente com casa cheia, o FC Porto pode reunir um pouco mais de favoritismo mas, planteis como os que dispõem FC Porto e Sporting CP, constituídos por jogadores experientes, são imunes a qualquer ambiente. Uma coisa é certa: três boas equipas dispostas a proporcionarem um bom espetáculo.