A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 comprometeu este sábado o apuramento para o Mundial2016 ao perder com a Holanda, por 28-24, em jogo referente ao grupo 4 de qualificação, a decorrer em Vrnjacka Banja, na Sérvia.

Depois do triunfo categórico na sexta-feira frente à Bósnia-Herzegovina, por 35-21, a seleção portuguesa estava obrigada a vencer hoje a Holanda para levar a discussão do apuramento para o jogo decisivo de domingo com a anfitriã Sérvia.

A primeira jornada do grupo completou-se na sexta-feira com o empate a 25 golos entre a Sérvia e a Holanda e já hoje a seleção anfitriã derrotou a Bósnia Herzegovina por 34-20 e assumiu a liderança do grupo 4 com os mesmos três pontos das holandesas.

Patrícia Rodrigues, com oito golos, esteve em evidência no capítulo da concretização na seleção portuguesa, que chegou ao intervalo a vencer com alguma tranquilidade por 14-10.

Na formação holandesa, Anouk Zwinkels, com oito golos, e Ilya Belgareh, com sete em sete remates, correspondendo a uma eficácia de 100 por cento, foram as jogadoras em destaque.

Portugal disputa a única vaga do grupo 4 com a Bósnia-Herzegovina, a Holanda e a anfitriã Sérvia, que defronta no domingo na derradeira jornada. Portugal está obrigado a ganhar e a esperar pela ‘ajuda’ da Bósnia Herzegovina no jogo com a Holanda.

A fase final do Mundial de sub-20 realiza-se na Rússia, de 03 a 17 de julho de 2016 e já estão apuradas a Rússia (organizador) e a Dinamarca (1.º lugar Europeu sub-19 de 2015), Roménia (1.º no Mundial sub-18 de 2014) e a Suécia (3.º Europeu sub-19 de 2015).