O fundista angolano António Wassamba venceu este sábado, no Luena (Moxico), uma prova de 10 quilómetros, que serve de antecâmara para corrida pedestre de final de ano, São Silvestre, prevista para 31 de Dezembro.

Ao cronometrar 40 minutos, António Wassamba bateu na concorrência Adão Osvaldo (2º classificado) e Azarias Hossi (3º), que terminaram na segunda e terceira posição, respectivamente, com 42 e 45 minutos, numa prova de 20 fundistas.

Na classe masculina, em que participaram quatro fundistas, Odeth Helena, com tempo de 40 minutos, superou Isabel da Conceição (2ª, com 42 minutos) e Yola Chilanda (3ª, 44), nos cinco quilómetros.

Organizada pela associação provincial da modalidade, com patrocínio do empresário Simão Cassapa, a prova visou avaliar os níveis atléticos e competitivos dos fundistas que vão participar no São Silvestre, em Luanda, cuja meta é melhorar as performances anterior.

O patrocinador da prova prometeu continuar a patrocinar provas do género para ajudar a ocupar os tempos livres dos jovens e, ao mesmo tempo, contribuir na concretização dos seus sonhos na carreira de atletismo.

Foi ainda anunciada a assinatura de um convénio com a associação local de Atletismo para institucionalizar a prova, que poderá passar a ser realizada anualmente a 30 de Novembro, mas que neste momento decorre estudo de denominação da competição.