O presidente da associação provincial de atletismo na Lunda Norte, João Maxingo, afirmou no Dundo que não foi possível a concretização do programa de actividades planejado para 2013, com destaque para as provas, devido à falta de apoio financeiro.

O responsável associativo manifestou o facto à Angop esta segunda-feira, sem adiantar o números, explicando que a falta de verbas na sua direção inviabilizou a realização de várias competições preconizadas, além da participação dos seus atletas noutras atividades nacionais, com exceção da São Silvestre, a disputar-se a 31 de dezembro, em Luanda.

Na sua opinião, embora se registe estes constrangimentos, os atletas representantes da província prepararam-se «convenientemente» com vista a marcarem presença no evento.
«Os jovens estiveram desde o início deste ano nas pistas a prepararem-se condignamente para evento», referiu,
A Lunda Norte será representada pelos juniores Domingos Crispim e Clemente Chimanga, de quem augura uma participação «condigna», a julgar pelos «altos níveis físico, técnico e competitivo» que apresentam neste momento.
Por outro lado, João Maxingo espera para 2014 mais apoio das entidades afins como a Federação Angolana de Atletismo e outras na localidade com vista a realização de provas, além de dinamização da modalidade nas escolas e criação de núcleos em municípios, entre outros aspectos.
Garantiu a entrega, brevemente, do respectivo plano, junto da Direção Provincial da Juventude e Desportos local.