O atleta da província do Huambo Bernardo Lopes conquistou neste domingo a IX edição da Taça "José Sayovo" em atletismo, disputada num percurso de 10 quilómetros do largo dos eventos da Baía de Luanda à Ilha do Cabo.

O fundista, que não contou com a concorrência de José Guenge (Malanje), vencedor das três últimas edições, foi seguido por Fernando Simão (Malanje) e Sebastião Neves (Luanda).

Na mesma classe, mas em feminino, o triunfo coube a Befilha Mbuio, da província do Bié, enquanto a classe T46 (deficiente motor) em masculino foi ganha por Silvestre Ngula (Huíla), secundado por Alberto Lussasse (Bié).   
Alcides Festo, do Huambo, superou a concorrência na classe de triciclo de tracção manual. Seguiram-se André Wassuca (Huambo) e Jonas Caíta (Luanda), este último vencedor da edição de 2013.  
Em triciclo feminino, primeira posição para Janete Meio Dia (Luanda), Mariquinha Pedro (Luanda), segunda e Alice Sanoha (Huambo), terceira.
A Taça José Sayovo, instituída em 2005 pelo Ministério da Juventude e Desportos (MJD) pelos feitos do atleta paralímpico, triplo medalha de ouro e recordista nos jogos paralímpicos de 2004 em Atenas (Grécia), contou com a participação de 377 atletas das 18 provinciais do país.
Ao nível de atletas que necessitam de cuidados especiais, o evento anual contou com 130 concorrentes de diversas especialidades em ambos os sexos. Participaram ainda 184 populares  olímpicos do sector masculino, 14 do feminino, 14 militares masculinos, 23 federados masculinos e 12 federados feminino.
José Guenge (Malanje) é o único atleta que arrebatou o troféu, depois de ter vencido consecutivamente as três últimas edições, fazendo jus ao regulamento da competição que atribui em definitivo a Taça “José Sayovo” ao concorrente que protagonizar tal proeza.