Cento e setenta atletas, de 14 províncias do país, participarão sábado no campeonato nacional de Corta-Mato para deficientes, a disputar-se no Morro dos Veados, município de Belas, em Luanda, afirmou nesta sexta-feira à Angop, o coordenador nacional de atletismo adaptado, José Manuel.

O responsável do Comité Paralímpico Angolano (CPA) informou que o Huambo é a província com maior número de atletas inscritos (39), seguido por Luanda (29), os dois maiores pólos de desenvolvimento do desporto adaptado no país.

A prova, a disputar-se a partir das 8 horas, em percurso de dez quilómetros em sénior masculino, seis quilómetros (sénior feminino), três e dois quilómetros (júnior e juvenis, em ambos os sexos), contará ainda com 17 representantes da província do Bengo.

Seguem-se o Bié, a Huíla e Malanje com 13 atletas cada, Zaire, Namibe e Benguela (sete cada), Moxico (seis) Lunda Norte, Cuanza Sul e Cuanza Norte (cinco cada) e Uíge (4).

Os participantes estão alojados no centro de reabilitação física de Viana, local que mereceu obras de melhoramento por parte do CPA, por ocasião da disputa no país do Campeonato Africano de Basquetebol em cadeira de rodas, no mês de Outubro de 2013.