A secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, reconheceu hoje, sábado, em Luanda, a necessidade de maior investimento e massificação do atletismo, pela sua importância na qualidade da saúde das pessoas.
"É preciso olhar-se mais para esta modalidade, para que surjam novos atletas e se ajude a melhorar as condições físicas e a própria saúde dos corredores profissionais e amadores, a exemplo dos que participaram desta prova de confraternização", aconselhou, no final da 1ª Edição da Corrida do Pai, em saudação ao Dia do Pai (19 de Março), numa iniciativa do Ministério da Família e Promoção da Mulher.
A secretária de estado incentivou os pais a praticarem atletismo de forma permanente, para que sejam saudáveis para melhor condução e orientação das famílias.
Disse que o papel do pai tem conhecido importantes transformações ao longo do tempo, verificando-se já  uma maior intervenção dos homens nas tarefas que tradicionalmente eram reservadas para as mulheres.
Apesar de reconhecer estes avanços, afirmou que continuam a verificar determinadas atitudes e comportamentos por parte de alguns pais que nada dignificam o modelo de chefe de família que o ministério pretende para o país.
Ana Paula do Sacramento relembrou que as estatísticas, relativamente à intermediação de conflitos no quadro do combate à violência doméstica, mostram que a fuga à paternidade lidera a tipificação de casos, representado um grave problema social que afecta a criança na fase crucial de crescimento.
A data tem origem na antiga Babilónia, há mais de quatro mil anos, em que um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão, em que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.