A Federação Angolana de Atletismo (FAA) pretende atingir o teto de três mil concorrentes nacionais na 59ª edição da tradicional corrida pedestre do fim-de-ano, São Silvestre2014, a disputar-se no dia 31 de dezembro em diversas artérias da Cidade de Luanda, contra os 1.500 participantes da edição transacta.

Esta informação foi prestada hoje à Angop, em Luanda, pelo director da prova, Adriano Nunes, ao pontualizar o andamento do processo organizativo, sobretudo das inscrições dos corredores nacionais, que regista já mais de dois mil elementos.

Adiantou que os interessados continuam a afluir aos postos criados, designadamente, as sete lojas da empresa NCR, Cidadela Desportiva e espaços nos municípios de Cacuaco e Viana.

O processo de inscrições para os atletas nacionais termina dia 27 (sábado), devendo a Federação estender por mais 48 horas para possibilitar maior adesão.

Quanto aos estrangeiros, a organização regista actualmente 79 concorrentes de 21 países, com realce para as confirmações do Quénia (38 elementos, dos quais 23 masculinos) e Etiópia (15 masculinos e 14 femininos).

Os quenianos Stanley Biwott (masculino) e Priscah Jeptoo (feminino) são os vencedores da edição anterior, com os tempos de 28:31 e 32:10 minutos, respectivamente. Ambos estarão ausentes nesta edição por questões físicas, de acordo com a organização.

A partida está prevista para às 18 horas no Largo da Mutamba e com chegada no Estádio dos Coqueiros, passando pelas avenidas Amílcar Cabral, Revolução de outubro, Ho-Chi Min, Alameda Manuel Van-Dúnem, ruas da Missão e 4 de fevereiro, assim como os largos do Kinaxixe e Baleizão.