O fundista são-tomense Gil Ambrósio manifestou-se este domingo confiante na vitória na corrida de fim de ano, a São Silvestre de Luanda, que vai à rua na próxima quarta-feira, pelas 18h00.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, minutos após chegar a Luanda, o atleta, estreante na prova, garantiu representação condigna nesta competição, em função do "trabalho realizado".

"Venho a Angola com o objetivo de conquistar a prova. Estou muito motivado para competir e darei o meu máximo para vencer. Não será fácil, dadas as dificuldades que irei encontrar, mas considero uma missão possível", considerou.

O fundista, quarto classificado da Maratona de Macau, realizada a 7 de dezembro, acrescentou que tem boas referências da prova de Luanda, dado o nível dos fundistas que têm participado.

Segundo apurou a Angop de fonte da Federação de Atletismo, o grosso de atletas estrangeiros chega segunda-feira ao país.

A organização regista atualmente 79 concorrentes de 21 países, com realce para as confirmações do Quénia (38 elementos, dos quais 23 masculinos) e Etiópia (15 masculinos e 14 femininos).

A partida está agendada para as 18 horas no Largo da Mutamba, com chegada no Estádio dos Coqueiros. A corrida passará pelas avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi Min, Alameda Manuel Van-Dúnem, ruas da Missão e 4 de Fevereiro, assim como os largos do Kinaxixe e Baleizão.

Os quenianos Stanley Biwott (masculino) e Priscah Jeptoo (feminino) venceram a última edição, com os tempos de 28:31 e 32:10 minutos, respetivamente. Ambos estarão ausentes nesta edição por questões físicas.