O presidente da Federação Angolana de Atletismo, Carlos Rosa, reconheceu no sábado, no Lubango, Huíla, que ainda há muito trabalho para que a modalidade atinja os níveis desejados, pois muitas províncias ainda não praticam esta disciplina.

Em entrevista à Angop após o campeonato nacional em seniores e em juvenis em masculinos e femininos, Carlos Rosa afirmou que a modalidade é apenas praticada em Luanda, Huíla, Huambo, Cuanza Sul, Cabinda e Cuando Cubango, o que ainda é insipiente.

Segundo Carlos Rosa, é preciso que se faça mais trabalho de mobilização nas províncias, para que o atletismo seja extensivo. O presidente afirmou que os governos provinciais devem apostar mais na prática desportiva, no sentido de que as modalidades possam evoluir, e ter-se um desporto saudável.

Carlos Rosa considerou igualmente que as províncias devem ter infra-estruturas desportivas, e no caso do atletismo, devem ser construídas pistas para que haja maior participação de nova geração.

O presidente da Federação Angolana de Atletismo explicou que no país, as especialidades que são praticadas normalmente são o corta-mato, maratonas e de pista, o que tem obrigado muitos atletas a enveredarem para outras modalidades.

O campeonato foi ganho pelos atletas do Interclube, Francisco Caluvi e Ernestina Paulino.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.