O selecionador angolano de atletismo adaptado, José Manuel, afirmou hoje (quarta-feira), em Luanda, que o objetivo no Open terminado sábado em São Paulo (Brasil) foi garantir presença no campeonato do mundo do Qatar, em Outubro.

Em declarações à Angop, no balanço da participação naquele evento, o técnico afirmou que ter conquistado duas medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze foi importante, mas o mais importante nesta fase foi ter garantido os mínimos para o mundial do Qatar.

“Estamos numa fase em que é importante participarmos regularmente em provas internacionais só possível com mínimos exigidos, porque o objetivo é a contínua melhoria das marcas até altura dos Jogos Paralímpicos de 2016”, frisou.

José Manuel voltou a esclarecer que, no quadro da participação nos Jogos Paralímpicos, trabalha com um grupo de 35 atletas, sendo o núcleo principal os 11 que estiveram no Open do Brasil.

Explicou, entretanto, estar em aberto a entrada ou saída de algum atleta em função do comportamento competitivo individual no período que antecede o evento paralímpico no próximo ano.

O também coordenador nacional da modalidade indicou que os atletas que estiveram no Brasil serão concentrados na capital do país sempre que se registar pausa pedagógica, para garantir que não haja retrocesso dos níveis já alcançados.

A ideia é participar nos Jogos Paralímpicos com um número superior de atletas relativamente às edições anteriores, de acordo com o antigo recordista nacional do salto com barreira.

Angola participou no Open de São Paulo, de 23 a 26 deste mês com Octávios dos Santos (duas medalhas de bronze), Esperança Gicaso (os dois de Luanda), José Chamoleia (Huambo), Fernando Simão (Malange), Befilia Buiyo (Bié – uma de prata) – deficientes visuais da classe T11, Rodé dos Santos (Huambo), Joaquim Manuel (Cuanza Sul) – visuais da classe T12, Alberto Lussasse (Bié – duas de ouro) - deficiente motor da classe T46, Alcides Festo (Huambo), António Rock (Namibe – uma de bronze no lançamento de peso) e Laureta Cassinda (Huambo) - cadeirantes da classe T54.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.