O município do Quipungo sagrou-se este domingo vencedor do campeonato provincial de atletismo, no quadro do projeto de massificação denominado "Okuhateca", ao conquistar três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Na segunda posição quedou-se o município do Lubango, que conseguiu uma de ouro, duas de prata e uma de bronze, enquanto Caluquembe ficou no terceiro lugar, com duas de prata e uma de bronze.

Em individuais e na classe dos 300 metros, em masculinos, o atleta do município da Jamba, Henriques Calumbolo, conquistou a prova com o tempo 41 segundos e 70 décimos, seguido por Luís Tito, do Lubango, com a marca de 42 segundos e 72 décimos.

No terceiro lugar ficou Pio Simão, também da Jamba, com 44.08, ao passo que em femininos, Laurinda Chambata, de Caluquembe, venceu com a marca de 54.41, seguida por Ana Pio, de Quipungo, ao fazer 55.70, enquanto Cecília Bernardo, do Cuvango, ficou em terceiro com 56.65.

Já em estafeta, o município de Quipungo arrebatou a prova com o tempo de um minuto, seis segundos e 40 décimos, vindo Caconda com um minuto, sete segundos e 11 décimos.

Participaram cerca de 80 atletas de 11 municípios, dos 14 que compõem a província da Huíla.

No final, o diretor em exercício da Juventude e Desportos, Eduardo Samuel José louvou a iniciativa da antiga fundista Ana Isabel em levar avante a modalidade, uma vez que a Huíla foi sempre um viveiro do atletismo.

Para a promotora Ana Isabel, a adesão à prova dos municípios que conseguiram trazer crianças para competir na sede capital da Huíla, durante dois dias, é um sinal de que a chama do atletismo mantém-se acesa e há muita vontade em desenvolver a modalidade.

“Vamos continuar a trabalhar com o nosso projeto, por isso esperamos apoios de todos, para que o mesmo possa surtir efeitos desejados, que é de alavancar o atletismo a nível da região”, realçou.

O projeto “Okuhateca” (língua Nyaneka, que em português significa vamos correr) iniciou este ano e já abrangeu mais de 800 praticantes.