A décima edição do Grande Prémio Sonangol 40 anos em atletismo, que acontece a 28 deste mês, foi apresentada hoje (quinta-feira), em Luanda, pela comissão organizadora da prova.

A corrida de fundo de 15 quilómetros partirá do edifício desta petrolífera, cito no largo da Mutamba, passa pela Ilha de Luanda e termina no local de partida, num acto inserido nas comemorações do 40º aniversário da empresa, a assinalar-se a 25 de Fevereiro.

A prova terá as vertentes competitiva (15 km) e recreativa (5 kg), tendo as inscrições iniciado a 7 deste mês e encerram no próximo dia 26. Haverá controlo electrónico através de chips.

Na ocasião, o representante da comissão organizadora, Domingos Castro, disse prever três mil participantes, dos quais mil para prova competitiva e dois mil para recreativa “corrida de família”.

Até quarta-feira estavam inscritos 958 corredores nas categorias de populares (família), paralímpicos, federados e funcionários da empresa.

Sem avançar o valor do prémio, o responsável disse que vão premiar até o 20º classificado, o mais velho da prova e haverá medalhas de participação.

Por seu turno, o representante da Federação Angolana de Atletismo Joaquim Dombaxi disse que para o êxito da prova o órgão reitor da modalidade prestará apoio institucional com a cedência de cronometristas e fiscais.

Já o director municipal da juventude e desportos, Francisco Sebastião “Tião”, garantiu que a sua instituição vai trabalhar na melhoria do percurso, bem como na envolvência da polícia nacional, Serviço de Bombeiro e Protecção Civil e Cruz Vermelha de Angola.