A presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Angola, Nádia Cruz, defendeu, terça-feira, em Luanda, maior valorização do atleta olímpico, para o desporto nacional progredir, cada vez mais.

Em declarações à Angop, a propósito da visita do presidente do COI ao país, a dirigente desportiva disse que ha necessidade de prestar-se maior atenção aos atletas olímpicos porque, fruto da sua experiência, trazida de participações em Jogos Olímpicos, podem ajudar o país alcançar mais vitórias em competições internacionais.

“O movimento olímpico actual não é mau, mas eu defendo a existência de educação olímpica para as pessoas, desde muito cedo, começarem a encarnar o espírito olímpico.

Nós associação estamos aqui para isso, não só para congregar os atletas mas também para dar todo suporte necessário para esses fins” argumentou

Antes de tudo, complementou, o primeiro investimento passa pela valorização dos ideais olímpicos, em que a comunicação social joga um papel fundamental na difusão desses valores.

No seu entender, a comunicação social deve fazer divulgação e mobilização do movimento olímpico a grande escala e não esperar apenas pelas vésperas das competições para abordar esse tipo de assunto.

"Todos juntos podemos mudar este quadro”, ressaltou.

Associação de Atletas Olímpicos de Angola existe desde 2007, mas a sua efectivação aconteceu dois anos depois e dela fazem parte todos atletas que tenham disputado uma edição dos Jogos Olímpicos.

Fazem parte da associação 189 membros, atletas de doze modalidades.

Angola conta com nove presenças em jogos olímpicos, nomeadamente, em 1984 (Moscovo), 1988 (Seoul), 1992 (Barcelona), 1996 (Atlanta), 2000 (Sydney), 2004 (Atenas), 2008( Beijing), 2012 (Londres) e 2016 ( Rio de Janeiro).