Europeus de Atletismo

01-03-2013 08:36

Sete portugueses nos Europeus de atletismo

Marco Fortes na final do peso dos Europeus de atletismo de Gotemburgo.
Sete portugueses nos Europeus de atletismo

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Sete portugueses vão estar hoje em ação nos Europeus de atletismo de pista coberta de Gotemburgo, entre os quais Marco Fortes, presente na final do lançamento do peso.

Fortes superou-se na véspera e, mesmo lesionado, atinge pela segunda vez a final de um Europeu "indoor", pelo que tem já um balanço positivo da sua passagem pela competição sueca de pista coberta.

Oitavo há dois anos, nos últimos Europeus, em Paris, não fará pior e pode mesmo aspirar a uma classificação entre os primeiros, caso melhore bem os 19,78 metros que lhe valeram a qualificação.

É a melhor marca do ano de Fortes, que tem treinado este inverno de forma limitada, por causa de uma lesão intercostal.

«Não há rotina de treino ainda, não há milagres, porque aquilo que não consegui fazer em treinos, dificilmente tiro aqui da cartola», disse no final da qualificação, na zona mista.

De qualquer forma, o grande equilíbrio entre os apurados permite-lhe algum otimismo: «Amanhã (sexta-feira), vou tentar ser medalhado ou vou ser o último».

A final do peso disputa-se às 17:45 e Marco Fortes será o sétimo dos lusos a entrar em ação.
Logo de manhã, Rasul Dabo e Eva Vital vão estar nas séries de 60 metros barreiras - 9:30 e 10:30, respetivamente.

Destaque para Rasul, que tem o terceiro melhor tempo (7,74) da sua série, em que passam diretamente à ronda seguinte os três melhores. A avaliar pelos seus últimos resultados, o apuramento e o recorde nacional são possíveis.

As corridas de 60 metros barreiras terão ainda hoje as meias-finais e as finais - esta em fim de um programa em que também se definem os medalhados do pentatlo e do peso masculino.

Em contrapartida, poucas hipóteses deverão ter Diogo Antunes e Ricardo Monteiro, nos 60 metros, cuja primeira ronda está marcada para as 17h00.

Mais interessante poderá ser a passagem das duas recordistas nacionais pela qualificação do triplo salto. Susana Costa é a 11.ª melhor e Patrícia Mamona, a atual vice-campeã europeia ao ar livre, a 12.ª entre as inscritas. A qualificação, com 21 concorrentes, começa às 17h40 e tem apuramento direta a 14,10 metros.

Conteúdo publicado por Sportinforma com Lusa