Atletismo

17-02-2014 14:33

Gebrselassie será "lebre" para recorde na Maratona de Londres

A organização espera que o fundista de 40 anos possa conduzir os atletas a um recorde no dia 13 de abril.
Gebrselassie será

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O etíope Haile Gebrselassie, um dos melhores fundistas mundiais de sempre, vai ser a “lebre” na tentativa de bater o recorde do Mundo na maratona de Londres, anunciou hoje a organização.

Gebrselassie, que sagrou duas vezes campeão olímpico e quatro vezes mundial nos 10.000 metros, tendo batido duas vezes o recorde mundial nos 42,195 quilómetros, vai desempenhar este invulgar papel nos primeiros 30 quilómetros da corrida, a 13 de abril, cinco dias antes de completar 41 anos.

“O Haile é uma referência na corrida de fundo, um homem que bateu 27 recordes mundiais em pista e estrada ao longo da sua brilhante carreira, e pensamos que não há ninguém melhor para levar os nossos atletas masculinos de elite ao recorde mundial da maratona”, afirmou o diretor da corrida londrina, Hugh Brasher, justificando a escolha de Gebrselassie para “lebre”, algo que o etíope vai fazer pela primeira vez.

A seguir o ritmo de Gebrselassie vão estar o britânico Mo Farah, duplo campeão do Mundo e olímpico dos 5.000 e 10.000 metros, os quenianos Wilson Kipsang, atual recordista da maratona, e Emmanuel Mutai, detentor da melhor marca na capital britânica, o etíope Tsegaye Kebede, vencedor em Londres em 2013, e o ugandês Stephen Kiprotich, atual campeão do Mundo e olímpico da distância.

“Todas as pessoas sabem quão difícil é bater o recorde do Mundo no percurso de Londres, especialmente numa prova tão competitiva, mas com o ritmo do Haile e com quatro dos maratonistas mais rápidos da história temos uma hipótese real de conseguir algo especial”, frisou Hugh Brasher.

O atual recorde da distância é de 2:03.23 horas, tempo obtido por Kipsang na maratona de Berlim, na Alemanha, em setembro de 2013.