Óbito/Moniz Pereira

01-08-2016 11:09

José Manuel Constantino: "Moniz Pereira deixa um significativo legado"

Presidente do Comité Olímpico Português relembrou o ‘Sr. Atletismo’ antes da partida da comitiva portuguesa para os Jogos Olímpicos.
José Manuel Constantino
Foto: João Relvas / LUSA

José Manuel Constantino, presidente do COP.

Por André Delgado c/ redação sapodesporto@sapo.pt

José Manuel Constantino afirmou que Moniz Pereira deixa um legado incomparável na história do atletismo português. Na partida para os Jogos do Rio de Janeiro, o Presidente do COP deixou uma mensagem sentida ao antigo atleta que conquistou a primeira medalha olímpica de sempre no atletismo português.

“Devemos recordá-lo pelo legado que deixa ao desporto nacional, o que deixa ao dirigismo desportivo e ao movimento olímpico. Fez algumas incursões no jornalismo e é alguém que deixou uma marca numa geração. Como técnico, professor, como jornalista deixa um significativo legado.”

Para José Manuel Constantino a partida de Portugal para uns Jogos Olímpicos deveria ser um momento de alegria, mas o falecimento de uma lenda do atletismo implica distribuir condolências. Contudo, o objetivo do Rio2016 não mudou. Até ganhou força.

“O Comité Olímpico colocou a bandeira a meia haste como sinal de luto e de respeito. Apresento as condolências à família, ao Sporting. Infelizmente a nossa partida é sempre sinónimo de alegria e satisfação. Desta vez acompanha-nos também essa tristeza. É um momento triste, mas a vida é feita de momentos desses. Vamos para o Rio com esperança de representar bem Portugal”.

Moniz Pereira faleceu na noite de domingo, um dia antes da comitiva portuguesa de tiro, ténis de mesa e judo partir para a aldeia olímpica. O COP já manifestou a meta de trazer pelo menos uma medalha para Portugal.

Conteúdo publicado por Sportinforma