Atletismo

12-03-2017 13:27

Jonah Kipkemoi vence Maratona de Barcelona

Queniano foi o primeiro a corta a meta na prova de celebração dos 25 anos dos JO.
Dois portugueses em finais de atletismo das Universíadas
Foto: D.R.

Dois portugueses em finais de atletismo das Universíadas

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O queniano Jonah Kipkemoi e a etíope Hellen Bekele, que bateu o recorde da prova, venceram hoje a maratona de Barcelona, prova que celebrou os 25 anos da realização dos Jogos Olímpicos de 1992 naquela cidade.

Atleta paralímpico no Rio2016, Kipkemoi, que tem uma malformação no braço direito, estreou-se hoje numa maratona, triunfando em Barcelona com um tempo de 2:08.57 horas, numa prova em que estava como ‘lebre’.

Na prova feminina, Hellen Bekele bateu o recorde da prova, com uma marca de 2:25.04 horas, tirando mais de quatro minutos ao seu anterior recorde pessoal (2:29.21).

A 39.ª edição da maratona de Barcelona acabou por ser especial, por ter sido celebrado o 25.º aniversário dos Jogos Olímpicos de 1992, com os seis medalhados na prova a estarem presentes na partida.

Em 1992, o coreano Hwang Young-cho e a russa Valentina Yegorova sagraram-se campeões olímpicos da maratona, à frente do japonês Koichi Moroshita e do alemão Stephan Freigang e da japonesa Yuko Arimori e da neozelandesa Lorraine Moller, respetivamente.

Conteúdo publicado por Sportinforma