Atletismo

27-04-2017 15:09

Parlamento aprova voto de louvor ao atleta paralímpico Lenine Cunha

Lenine Cunha detém vários recordes mundiais e é o atleta que conquistou mais medalhas em todo o mundo. Até à data, tem 188 medalhas internacionais, refere o voto.
Londres: Jogos Paralímpicos2012
Foto: Lusa

Lenine Cunha, atleta português

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de louvor pelos resultados alcançados pelo atleta paralímpico Lenine Cunha, que se sagrou campeão europeu de pentatlo no mês passado.

O voto de louvor aprovado pelos deputados menciona o último feito de Lenine Cunha, a conquista de cinco medalhas para Portugal (uma de ouro, três de prata e uma de bronze) no 8.º Campeonato da Europa de Atletismo de Pista Coberta, em Praga, conquistando o título de campeão europeu de pentatlo.

Lenine Cunha foi eleito o melhor atleta paralímpico do mundo por parte da Federação internacional para Atletas com Deficiência Intelectual, numa gala no último fim-de-semana em Brisbane, na Austrália.

O voto aprovado pelo parlamento recorda a carreira de 14 anos, em modalidades como o triplo salto, decatlo, pentatlo, heptatlo, salto com vara em comprimento, sublinhando que "Lenine Cunha é o atleta que mais vezes e mais alto ergueu a bandeira portuguesa".

Representando Portugal mais de 40 vezes, Lenine Cunha detém vários recordes mundiais e é o atleta que conquistou mais medalhas em todo o mundo. Até à data, tem 188 medalhas internacionais, refere o voto.

"Nascido em Vila Nova de Gaia há 33 anos, foi vítima de um ataque súbito de meningite aos quatro anos que o deixou sem memória, fala, audição, visão e locomoção. Mas Lenine Cunha nunca se resignou perante os obstáculos que, pelo contrário, foram fonte de motivação, apego à vida e ao desporto, lutando diariamente para ser o melhor", lê-se no voto.

Conteúdo publicado por Sportinforma