Atletismo

31-05-2017 12:00

Três atletas russas autorizadas a competir sob bandeira neutra

Decisão da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) ocorre 18 meses depois de o país ter sido suspenso de competições internacionais devido a problemas de doping.
Former IAAF president Diack enabled corruption, WADA report says
Foto: Lusa

Três atletas russas autorizadas a competir sob bandeira neutra

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) autorizou hoje três atletas russos a competirem sob bandeira neutra, 18 meses depois de o país ter sido suspenso de competições internacionais devido a problemas de doping.

Com as autorizações concedidas a Kseniya Aksyonova, Vera Rebrik e Vera Rudakova aumenta para 15 o número de atletas russos autorizados a competirem em provas internacionais sob bandeira neutra.

Segundo a IAAF, foram analisados 58 pedidos de atletas, dos quais três foram autorizados, 28 rejeitados e 27 estão ainda em estudo.

O atletismo russo está suspenso desde novembro de 2015, depois de o relatório McLaren, da Agência Mundial Antidopagem, ter revelado um sistema de dopagem alargado, com apoio estatal.

Para terem o 'OK' da IAAF para regressar à competição a título individual, os atletas não poderão estar no relatório McLaren, da Agência Mundial Antidopagem (AMA) e, caso tenham competido no Mundial de Pequim2015, terão de ter reanálises feitas.

Conteúdo publicado por Sportinforma